Profissão mais promissora para 2020 

Todo início de ano há um movimento das empresas iniciando suas contratações planejadas estrategicamente (ou não), bem como de profissionais que buscam novas oportunidades em suas áreas. E antes mesmo desse ano começar, diversas listas de revistas e portais de RH e negócios apontavam quais seriam as profissões destaques em valorização no mercado de trabalho.

Além da virada de ano, entramos também em uma nova década e consequente nova era, que trará muito das tendências já vivenciadas por nós nos últimos 10 anos: Tecnologia, Marketing, Relacionamento com o Cliente e Investimentos são algumas das áreas abordadas, mas todas elas ramificam para subáreas, onde surgem os especialistas, que geralmente são ainda mais raros e bem remunerados, a depender da região em que atua no Brasil.

A começar pela Tecnologia, temos os clássicos Desenvolvedores de Softwares; de Dispositivos “Wearables” – temos como maior exemplo no mercado o Apple Watch; JavaScript – linguagem que vem sendo cada vez mais utilizada e de Plataformas Salesforce.

Aliás, dentre as oportunidades que temos disponíveis em nosso site, há uma em especial de Desenvolvedor Fullstack para atuar na Anestech, desenvolvedora de plataforma que auxilia Anestesiologistas em suas tomadas de decisão, promovendo segurança ao paciente e gestão hospitalar.

Para candidatar-se, acesse: //neolabor.abler.com.br/vagas/desenvolvedor-fullstack-108294

Mas, para quem acha que Tecnologia se restringe somente a programação e desenvolvimento, há também atividades como Analista de Big Data, que é basicamente o responsável por analisar dados multissetoriais através de sistemas não convencionais, além do Especialista em Ecommerce e de Inteligência Artificial. A gestão dessas subáreas geralmente está ligada a líderes de projetos que envolvem Inovação e Metodologia Agile.

No Marketing, Relacionamento e Investimentos, os Especialistas em Experiência do Usuário (UX) e Cliente (CS) ou até mesmo ISM (Implementation Success Management), Creators voltados para conteúdo criativo, Assistente de Mídias Sociais, Representante de Vendas. Perceba que ainda que categorizemos essa e outras áreas da Tecnologia, o conhecimento e apreço pela TI está intrínseco, já que bons profissionais que atuam na área de Marketing, Relacionamento com o Cliente e Investimentos também precisam estar antenados sobre novas tendências sociais e de mercado.

Curiosamente, uma das profissões promissoras para 2020 é a de Motorista de Aplicativos, o que temos visto aumentar nos últimos 03 anos seja pelas necessidades sociais e de mercado, afinal Uber, 99pop e Cabify iniciaram seus trabalhos no Brasil em meados de 2016, mas em paralelo, a taxa de desemprego no país aumentou, garantindo a possibilidade deste trabalho, mesmo que informal, como forma de garantir o sustento de muito trabalhadores.

Com isso, inclusive o nosso trabalho como Recrutador também vem se modificando ao longo dos anos e tornando-se cada vez mais desafiador, pois precisamos renovar todos os dias nossos métodos de busca, bem como nossa forma de se comunicar, principalmente com as novas gerações e com profissionais tão diversos, além de termos que desenvolver competências como empatia para o acolhimento na hora de receber ou entrevistar algum profissional que está em busca de sua estabilidade profissional.

 

Por Fernando Müller, Coordenador de Recrutamento e Seleção.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *