Como atrair o candidato ideal?

Como atrair o candidato ideal?

Employer Branding

A etapa de recrutamento é crucial para que você tenha dois feitos em uma seleção de sucesso: VOLUME e QUALIDADE. Ou seja, investir em uma boa divulgação da vaga, ou previamente de sua empresa, traz resultados como bons profissionais com interesse em trabalhar com você e sua equipe.

Quando falamos sobre profissionais qualificados, falamos sobre o quão empregáveis eles são. E sua empresa, é um lugar onde esses profissionais possuem vontade de trabalhar? O termo que vamos tratar aqui é “Employer branding”, que nada mais é do que a reputação de uma empresa na região ou no mercado em que atua. E esta reputação vai além de se obter um bom produto ou serviço, bem como bons faturamentos e salários. Envolve um bom ambiente e clima de trabalho, onde os próprios funcionários ajudem na divulgação de um bom lugar para se trabalhar entre seus amigos, além de benefícios, infraestrutura e cultura voltada para a inovação.

Bons exemplos de Employer branding podem ser vistos com mais facilidade em grandes multinacionais como o Google e Heineken, porém para que você não diga que isso só acontece entre as grandes, temos exemplos nacionais como a Resultados Digitais e a Involves (empresas de tecnologia de Florianópolis).

//www.youtube.com/watch?v=VqtPQlj-N6I

Parece utópico este processo seletivo da Heineken do vídeo, já que faz parte de um super planejamento de employer branding. Mas com criatividade e utilizando das tecnologias disponíveis em aplicativos e sites atualmente, é possível que você, quem sabe com ajuda de sua equipe, elabore algo de acordo com a vaga, sua empresa e suas necessidades buscadas em profissionais no mercado.

Exemplo nacional no ramo de tecnologia também se destaca pelo seu employer branding através de suas redes sociais. A Involves e suas chamadas para os processos seletivos envolvem bom humor, de forma bastante criativa e atual, já que sua gestão e cultura são também bastante modernas e contemporâneas, possibilitando e facilitando no encontro de profissionais que se identifiquem com esse tipo de organização.

//www.facebook.com/involves/?rf=228211117694214

Em relação às fontes de divulgação, a depender da área de atuação de sua vaga, temos que pensar em diferentes alternativas. No caso de vagas tradicionais, como administrativas, comerciais e de atendimento as fontes tradicionais ainda podem funcionar. Porém, para que tudo que falamos até agora faça sentido, principalmente em relação aos valores organizacionais/pessoais, o chamado fit cultural e o Employer branding, suas vagas devem ser sempre disponibilizadas em seu site e redes sociais, com pulverização em grupos específicos de whatsapp, facebook, instagram e a fonte mais adequada para estes casos: o Linkedin!

Inclusive o Linkedin é o ponto onde você poderá não somente divulgar suas vagas, mas também buscar ativamente profissionais através das fontes de pesquisa, o que pode lhe dar trabalho, mas pode fazer-se necessário, principalmente em caso de vagas mais complexas ou em que tais profissionais estejam escassos ou concorridos no mercado, como desenvolvedores, analistas de sistemas etc.

Em meio às divulgações e triagem dos currículos, acompanhe o quanto há de engajamento na vaga de interessados, para o caso de insucesso, você pensar em estratégias como ampliar a rede de divulgações para outros sites específicos de recrutamento, inclusive regionais.

Gostou das dicas? Ficou com dúvidas?

Entre em contato com um de nossos consultores e continue nos acompanhando nas redes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *