A sua empresa, vive os valores de forma única?

Um grande desafio encontrado pelas organizações é unificar a cultura das suas unidades e/ou equipes. Existem inúmeras características que determinam posturas diferenciadas, o que torna a empresa fragmentada. Assim, enfrentam-se obstáculos de comunicação e unificação.

Parte da solução é buscar equilíbrio entre o caos e a ordem.

Como fazer isso? Os valores da empresa precisam estar internalizados entre os colaboradores para que estes tenham autonomia em seus trabalhos, mantendo o padrão desejado pela organização.

Temos elaborado o Código de Cultura de nossos clientes. Este é um documento onde é descrito o conjunto de princípios que definem como uma empresa funciona, o que ela valoriza e acredita, quais os perfis de profissionais que ela busca para atingir alta performance e como ela se desenvolve.

Quais os principais passos para construir o Código de Cultura?

1 – Diagnóstico inicial

2 – Pesquisa de grupo focal

3 – Análise de dados e desenho do Código de Cultura

4 – Divulgação do Código de Cultura para a empresa

No passo 1 identificamos as expectativas dos sócios em relação ao projeto, os principais desafios na empresa, os atributos chave que definem com o que sua empresa se preocupa e aonde ela quer chegar, assim como coletamos e analisamos documentos da empresa que venham a agregar com este diagnóstico.

Na pesquisa de grupo focal conversamos com grupos de colaboradores da empresa para entender e identificar quais os comportamentos, valores e crenças que cada um percebe no dia-a-dia da organização.

A partir de uma análise das informações coletadas na pesquisa focal, identificamos as crenças, valores e comportamentos que se destacaram, ou seja, apareceram mais de uma vez nas conversas para então definir a missão, visão, valores da empresa e assim documentar seu código.

A divulgação do resultado do trabalho para todos os integrantes da empresa é fundamental e se realizada de modo dinâmico fica ainda mais internalizada.

É só isso?Não!

A partir desse marco começa um trabalho de fortalecimento da cultura. Ou seja, não basta definir. É preciso fazer sentido e motivar a sua vivência diariamente.

E a sua empresa, vive os valores de forma única?

Caroline Menin – Especialista em Avaliação Psicológica e Gestora de RH na Neo Labor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Contate-nos!
Olá, como podemos te ajudar?