Você está acompanhando o ritmo do #RHDigital

O RHDigital está evoluindo cada vez mais rápido!

Você, profissional de RH, está no mesmo ritmo?

Ou você, enquanto colaborador, sente que o RH tem buscado inovar suas ações, surpreendendo e agregando valor ao seu trabalho?

Uma grande tendência que vem para acrescentar neste sentido é o Gamification! A partir dela o aprendizado, disseminação de conhecimento e o incentivo a comportamentos esperados se torna mais divertido.

Isso ocorre por vários motivos. Em primeiro lugar, Gamification é composta por elementos que prezam por recompensas.

Já parou para analisar que os jogos possuem uma pontuação (score), fases, medalhas e barras de progresso?  Tudo isso é para engajar mais e mais quem joga.

A ideia é essa, tornar o Game cada vez mais realista e intuitivo, nos fazendo aprender de uma forma muito divertida.”

“De forma simplificada, essa técnica desafia os colaboradores a irem cada vez mais longe no ambiente gamificado, gerenciando o desafio com a quantidade de “Life” que resta, sem falar na competitividade gerada pelo ranking do placar final de cada um.”

Vamos imergir mais no tema?

Vamos a um guia de como criar isso, como idealizar um Gamification para as empresas.

Passos para aplicar a Gamificação:

  • Defina um Objetivo claro

  • Estabeleça a Dinâmica

  • Sensibilize a Equipe e apresente as Recompensas

  • Acompanhe os Indicadores e o Progresso

  • Estimule a Competição Saudável e a Colaboração  

  • Valorize as Pequenas Conquistas e o Aprendizado

  • Compartilhe os Resultados alcançados e Atualize a Dinâmica

Parece Fácil? Se sim, muito cuidado!

O Objetivo precisa ser muito claro e acompanhar as diretrizes da empresa. Se o objetivo for imergir mais o colaborador na cultura da empresa, como seria a dinâmica?

Quem não quer uma recompensa? Acredito que ninguém quer se esforçar por nada. O prêmio final precisa ser cobiçado por todos.

Estabelecemos um objetivo, um prêmio cobiçado, e agora? Não podemos extrapolar no prêmio, porque a competição precisa ser saudável e o principal, que um possa ajudar o outro a evoluir. Não queremos destacar apenas um colaborador, mas a equipe inteira.

Com o decorrer do game, o Feedback é instantâneo! Incentive aquele que está caminhando devagar, ninguém pode ficar para trás!

Uma empresa que utiliza esta abordagem e destaca o colaborador: Eu tenho certeza que você já conhece o Mc Donald’s. Sempre que entrávamos no Mc víamos o “funcionário do mês”, e sim essa é uma forma de reconhecer o melhor dos melhores, mas também criar aquela competição, pois muitas pessoas circulam por ali e veem seu nome na parede.

Existem muitos outros exemplos, abordamos muitas outras empresas (Netflix, Microsoft, Nike) nos posts aqui do Blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *