Terceirização do RH: uma grande vantagem para a sua empresa

        As relações entre empresas se modificam de acordo com novas tendências e demandas do mercado e é importante analisarmos a evolução do antigo Departamento de Pessoal. O que antes era composto por atividades simples como contratação e dispensa de funcionários acabou por evoluir para um setor complexo e que busca atender melhor às necessidades da empresa com a inclusão de serviços como folha de pagamento, recrutamento e seleção, treinamento de funcionários e outros. Precisamos nos perguntar: como o antigo Departamento de Pessoal foi capaz de se tornar tão eficiente e qual é o seu impacto nas empresas?

        Uma das respostas – talvez a principal delas – para essa pergunta seria a terceirização do Rh. A terceirização permite que outras empresas se dediquem a se especializar e fazer estudos muito mais amplos e abrangentes em torno de questões como gerenciamento e gestão de pessoas. Isso permite prestar um serviço melhor, inversamente proporcional ao investimento, que diminui. Assim, a terceirização do Rh está dentro de um modelo de estrutura chamada de Rh estratégico, que visa aumentar a lucratividade e a produtividade da empresa através de serviços otimizados e eficientes. O Rh estratégico permite a assessoria completa da equipe, desde a divulgação da vaga até o aprimoramento do profissional dentro da própria empresa.

        Para ilustrar melhor o que estamos falando, a Associação Brasileira de Outsourcing de Rh (ABO-RH) nos oferece alguns dados quando indagamos quais são os motivos reais que levam à implantação de um serviço de Rh terceirizado em uma empresa. Assim, 70% das empresas entrevistadas pela associação afirmam que os principais motivos são uma drástica redução dos custos sem comprometer a qualidade do serviço, muito pelo contrário. Entre outros fatores, constam também a possibilidade de que empresários e funcionários tenham foco em suas atividades principais, com um tempo maior para acompanharem a concorrência.

       

        Ainda de acordo com a ABO-RH, outro fator importante no que diz respeito à terceirização do Rh é que há poucos contras, relevantes para implantação deste tipo de estrutura, sendo o fator cultural o principal deles. No Brasil, temos a crença de que a terceirização é um retrocesso; porém, os números não mentem. Criar um setor de departamento pessoal dentro de uma empresa pode gerar custos muito altos para o empresário. Aqueles que não possuem condições de fazê-lo, acabam por delegar a função de recrutar e contratar aos próprios funcionários que desempenham outros cargos, comprometendo não só as suas atividades principais, mas também a qualidade do serviço de recrutamento, seleção e treinamento.

        Quanto à exclusividade do serviço, o empresário pode ficar descansado. As empresas especializadas em Rh possuem a capacidade de adaptar planos exclusivos de acordo com cada empresa, buscando manter os seus princípios e a sua essência, fazendo um trabalho lado a lado, sem impor condições indesejáveis ou incoerentes com todo o histórico da empresa. É a forma mais eficiente de trazer uma drástica melhora a um setor através de um investimento bem menor em tempo e em dinheiro.

Está tendo dificuldades na gestão de pessoas da sua empresa? clique aqui e saiba mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *