A TERCEIRIZAÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS

A TERCEIRIZAÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS

Saiba porque a terceirização do setor de gestão de pessoas pode ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados.

São tantas as atividades burocráticas pertinentes ao RH que as empresas têm a maior parte dos colaboradores do departamento voltados para funções meramente operacionais, acarretando na perda de talentos. Por isso, hoje, inúmeras empresas já terceirizam o RH, porque essa área passou a ser estratégica, essencial à sobrevivência no mercado, frente a uma concorrência cada vez mais competitiva.

Neste contexto que, o processo de terceirização iniciou-se como uma estratégia das empresas, de repassar suas tarefas secundárias a pequenas empresas especializadas, para poder realizar melhor sua atividade principal, sendo entendida como uma forma de melhorar a qualidade dos produtos e serviços, reduzir custos e agilizar os processos organizacionais.

A terceirização, no contexto atual de negócios, virou uma tendência rentável e estratégica para as empresas que buscam focar e se especializar no seu Core Business, delegando a terceiros especializados as suas tarefas secundárias, para assim poder realizar melhor sua atividade principal, sendo entendida como uma forma de melhorar a qualidade dos produtos e serviços, reduzir custos e agilizar os processos organizacionais.

Já quando se fala em terceirização da área de Recursos Humanos, isto significa proporcionar à organização soluções para que os seus colaboradores possam desempenhar da melhor forma o seu trabalho, atentando para todos os anseios pessoais e sociais dentro da organização. O processo ocorre a partir da identificação das necessidades, sendo seguido pela formatação e implantação de programas de qualidade de vida no trabalho, treinamentos, incentivos financeiros, de motivação e bem bem-estar, entre outros. Outra função para os recursos humanos é organizar políticas e ações para que as pessoas possam desempenhar seu trabalho com maior clareza e eficácia.

Muitas empresas de micro, pequeno e médio porte possuem o conhecimento da importância dos projetos de RH, mas reconhecem que para implantá-los é necessário ter especialidade no assunto.

Neste sentido, contratar uma consultoria especializada, que assuma um papel estratégico, tático e operacional, realizando as atividades da área de Recursos Humanos de forma embasada em sua experiência técnica e de acordo com as estratégias da organização, garante maior sucesso a qualidade a gestão de pessoas, trazendo consequentemente, melhores resultados organizacionais.

 

Simone Ferreira
Gerente Executiva da Neo Labor Gestão de Recursos Humanos

Gerente Executiva da Neo Labor Gestão de Pessoas. Graduada em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina em 2002 e pós-graduada em Gestão de Pessoas e em Dinâmica de Grupos. Possui experiência de 17 anos na área de Recursos Humanos, tendo atuado em todos os subsistemas de RH e como professora de cursos de curta duração, graduação e pós-graduação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *