T&D: ESTRATÉGIA SUSTENTÁVEL PARA A EVOLUÇÃO EMPRESARIAL

Por Equipe PS Treinamento

Cada vez mais as empresas estão tomando para si a responsabilidade pelo treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores. Estão buscando desenvolver e aprimorar competências e habilidades que vão muito além do escopo técnico, proporcionando ao colaborador aprendizados que ele levará para a vida toda.

Isso está acontecendo porque as organizações estão se dando conta de que, se não investirem em treinamento e desenvolvimento, o crescimento poderá ficar seriamente comprometido. Esse tipo de investimento só é feito quando se pensa em competitividade e futuro.

André Rocco, sócio-diretor da BR Talent, acredita que “os programas de desenvolvimento são responsáveis diretamente pela velocidade de evolução da empresa”.

Fernando Buso, sócio-diretor da PS Treinamento Empresarial, alega que “os programas de desenvolvimento são, para muitas organizações, a chave do sucesso”.

Resultados que vêm com Treinamento e Desenvolvimento

Programas de treinamento e desenvolvimento geram resultados para ambas as partes:

A empresa conta com funcionários mais produtivos e satisfeitos, capazes de atingir melhores resultados. Além disso, o índice de rotatividade tende a cair drasticamente. Segundo matéria publicada na edição de fevereiro de 2015 da revista Melhor, “quando a companhia investe no desenvolvimento de habilidades que o profissional levará com ele, ela demonstra confiança e reconhece a importância que essa pessoa tem no crescimento da empresa”.

Participando desses programas, o colaborador pode descobrir novos potenciais e desenvolver sua carreira. “O desenvolvimento traz uma evolução mais complexa e sistemática ao indivíduo”, auxiliando-o a alcançar um patamar estratégico mais elevado, sugere Rocco.

Investimento na liderança

O desenvolvimento da liderança é hoje uma das maiores preocupações (e um dos maiores investimentos) das organizações. Isso porque a relação ente líder e liderado impacta diretamente na produtividade, motivação e até mesmo na permanência dos colaboradores dentro da empresa. Muitas vezes, a liderança é imposta e o novo líder não recebe um preparo específico para esse cargo. Dessa forma, ele não tem as habilidades necessárias para conduzir corretamente sua equipe e os resultados tendem a ser cada vez piores.

Justamente por isso os programas de desenvolvimento de liderança são tão necessários. Entre outras habilidades, os líderes recebem orientações sobre como se comunicar, delegar, informar e engajar sua equipe.

RH – crie na sua empresa uma cultura de Treinamento e Desenvolvimento

O RH é responsável por oferecer aos funcionários a oportunidade de participarem de programas que proporcionam um desenvolvimento profundo de competências, resultando em uma verdadeira evolução, tanto profissional quanto pessoal.

Algumas empresas ainda têm o receio de que se investir em um colaborador, ele poderá ir embora. Isso precisa ser desmistificado: além do indivíduo se sentir mais valorizado e mais responsável pelo sucesso da empresa, é preciso inverter essa suposição: e se ele não for embora, mas também não receber treinamento, como ficará o crescimento da organização?

Os retornos que programas de treinamento e desenvolvimento são capazes de gerar são perenes e duradouros. Para Rocco, “os treinamentos mais técnicos, com foco no curto prazo, são afetados pelo imediatismo da apresentação de resultados financeiros. Programas de desenvolvimento, muitas vezes, não apresentam um ROI imediato, mas são mais sustentáveis e permanentes”.

Com certeza é uma estratégia de evolução empresarial que vale muito a pena! Lembre-se de contar com a PS para o treinamento e desenvolvimento de seus líderes e colaboradores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *