A gestão de pessoas ajudando a reduzir a ocorrência de processos trabalhistas

A busca pelos direitos trabalhistas é uma ocorrência constante no dia a dia das empresas brasileiras. Afinal, é mais do que justo que todo trabalhador receba benefícios e remunerações adequadas para cada tipo de função desempenhada. Embora toda empresa busque assegurar e observar todos esses direitos, é comum que algumas circunstâncias deem brechas para a abertura de processos judiciais e o pagamento de indenizações dispendiosas que, pegando o empresário de surpresa, podem representar sérios rombos no capital da empresa.

        A legislação trabalhista brasileira é bastante ampla. Por essa razão, é comum que os processos judiciais ocorram, mesmo quando os empresários acreditam que estão provendo a devida observância aos direitos de seus colaboradores. Isso acontece porque diferentes interpretações de uma situação podem levar a consequências inesperadas. Assim, estudos mais aprofundados das leis trabalhistas são essenciais para blindar uma empresa de processos judiciais requeridos por seus funcionários. Além disso, garantir e mostrar à equipe que todos os seus direitos são atendidos e que tudo fica devidamente registrado, assegura ambas as partes da legalidade e da idoneidade da relação.

        O objetivo deste artigo não é condenar os processos judiciais através do qual os trabalhadores encontram os meios para fazer valer os seus direitos. Não é possível negar que muitas empresas negligenciam os direitos trabalhistas de seus funcionários e obtém de seu trabalho ganhos indevidos. Porém, é preciso também admitir que o inverso existe: trabalhadores veem brechas na gestão da empresa e encontram meios de conseguir indenizações injustas e exageradas, em muitos casos deixando que uma situação irregular perdure por tempo suficiente para configurar um dano moral ou material, por exemplo.

Desafios da empresa incluem manter boas práticas trabalhistas

       

Além de todas as suas tarefas como o próprio empreendimento em si, uma empresa deve cuidar para manter boas relações trabalhistas ao longo de toda a sua sobrevivência. Porém, a tarefa dos gestores nesse sentido deve ir um pouco mais além: blindar a empresa contra brechas legais que possam trazer interpretações indevidas. Embora seja extremamente necessário aumentar a produtividade ao máximo, conciliar esta prática com os limites das leis trabalhistas é fundamental.

        Assim, é de extrema importância que a empresa esteja munida de profundo conhecimento da legislação trabalhista, fundiária e securitária, bem como observar devidamente as normas regulamentadoras do trabalho e convenções e acordos coletivos do trabalho. Outro fator importante é estabelecer o desenvolvimento de políticas e condutas internas claras para todos os colaboradores.

As vantagens de contratar uma empresa especializada em gestão de pessoas

  

A Neo Labor é uma empresa especializada em gestão de pessoas e provê o serviço terceirizado para os parceiros. Contando com profissionais altamente capacitados e com profundos conhecimentos das leis e normas trabalhistas, a Neo Labor garante um serviço de planejamento aliado à rotina da própria empresa; porém, garantindo uma severa observância das leis trabalhistas e atuando de modo a reduzir quaisquer riscos de ocorrências judiciais, trabalhando principalmente a satisfação dos colaboradores e desenvolvendo políticas internas que visam conciliar o aumento da produtividade e a garantia de todos os direitos, que são obrigação indiscutível do empregador. Portanto, uma das maneiras de eliminar as divergências entre funcionário e empresa é garantindo a devida regularidade desde a contratação. Ter uma empresa especializada pra garantir esse processo é o investimento mais viável para evitar indenizações onerosas. Quer saber mais sobre a Neo Labor? Acesse este link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *