Estágio aos 30?

Você já deve ter visto alguma matéria comentando sobre o aumento do período da adolescência, que segundo estudos médicos e psicológicos, deve ir até os 25 anos. Isso em decorrência das mudanças sociais e das condições dadas aos filhos, de poderem estudar sem trabalhar, e permanecerem morando com os pais, ou pelo menos, sendo apoiados financeiramente por eles. Claro, a depender de classe e condições sociais.

Além disso, tem-se valorizado cada vez mais o bem-estar e a identificação profissional, que geralmente vem com a maturidade, sem necessidade de escolher com o que vai trabalhar para o resto da vida aos 16 anos. Com isso, as mudanças e transferências em cursos de graduação tem se tornado cada vez mais frequentes. E em decorrência dessas situações, tem sido mais comum encontrarmos estudantes com idade próxima aos 30 anos ou mais em seleções de estágio ou trainee.

A princípio, o maior e talvez único requisito em uma seleção de estagiário é de que o candidato esteja cursando alguma formação, seja em nível médio, técnico ou de graduação. Mas como levar em consideração pessoas mais maduras em um processo seletivo de estagiário?

Somente com a pergunta, já temos um dos pontos mais positivos: profissionais mais maduros tendem a serem mais responsáveis e terem mais certeza de seus objetivos, inclusive profissionais. Claro que em contrapartida, são mais ambiciosos, e geralmente as bolsas de estágio não permitem uma autonomia.

Sendo assim, fatores como condições familiares e sociais devem ser bem avaliadas, entendendo que o profissional está buscando uma vaga de estágio para se desenvolver em sua área de atuação. E neste caso, é importante que o programa de estágio tenha políticas definidas e claras em relação à avaliação de desempenho, bem como possibilidades de desenvolvimento profissional e possível efetivação.

Sua empresa já possui um programa de estágio e trainee estruturado?

Entre em contato conosco e entenda como podemos ajuda-lo na estruturação e implantação deste e outros projetos em Gestão de Pessoas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *