Engajamento

O engajamento e a sua importância para a organização

Muito se tem falado atualmente sobre a importância de se ter colaboradores engajados para os resultados de uma empresa. De fato, o engajamento é essencial para manter as pessoas motivadas a quererem atingir dar o seu melhor e atingir os objetivos organizacionais.

Quando um colaborador acredita e abraça a causa da empresa e desempenha atividades que lhe trazem satisfação, é natural que ele se empenhe em dar 100% de sua capacidade no que faz.

Mas o que de fato mostra que os colaboradores são engajados?

A pesquisa Panorama Engajamento Brasil, organizada por empresas envolvidas em Gestão de Pessoas e respondida por executivos e profissionais de Recursos Humanos, demonstrou que existem diferentes entendimentos sobre o que representa ter colaboradores engajados.

Ao responderem a pergunta aberta “o que significa engajamento de colaboradores para você?”, as cinco respostas mais fornecidas foram: Comprometimento (24%); seguida por Motivação (14%); Valores (13%); Propósito (10%) e Colaboração (9%).

Estas respostas, na verdade todas corretas, nos mostram que o engajamento é representado por diversos comportamentos demonstrados pelos colaboradores em maior ou menor grau.

Entendemos então que o engajamento é tudo isso e também nada mais é do que é um laço afetivo entre o profissional e a corporação, onde ele se identifica com o negócio e dá o seu melhor para o empreendimento crescer.  De acordo com o momento e a influência de fatores externos, o grau de engajamento pode variar de pessoa para pessoa, e por isso, ele precisa de iniciativas para ser mantido e fortalecido a cada dia, assim como o que acontece em qualquer relação.

Dessa maneira, cada vez mais empresas têm investido em pesquisas que mensuram o engajamento interno, visando otimizar o desenvolvimento deste importante laço, uma vez que é primordial identificar qual, ou quais fatores estão enfraquecidos, ou simplesmente devem ser potencializados nesta relação. Em uma outra pergunta da Pesquisa Engajamento Brasil, foi identificado que 61% das empresas com até 500 funcionários afirmaram que mensuram o engajamento de seus colaboradores através de pesquisas internas.

A percepção dos colaboradores com relação a questões como a afinidade com os valores organizacionais, reconhecimento, possibilidade de crescimento e desenvolvimento, autonomia e participação são alguns dos fatores que a Neo Labor utiliza em sua Pesquisa de Clima e Engajamento e que facilitam o entendimento e a priorização de ações, propiciando foco aos nossos clientes na hora de investir tempo e dinheiro com projetos e treinamentos.

Para saber mais informações sobre a nossa Pesquisa de Clima e Engajamento, entre em contato conosco.

 

Texto da Simone, Gerente Executiva.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *