Design Thinking aplicado à gestão de pessoas – entenda como funciona a Neo Labor

Todas as empresas são baseadas em princípios, possuem diferentes histórias e isso implica diferentes formas de atuação. No entanto, por mais tradicional que uma empresa seja e que manter algumas estratégias antigas tenha funcionado, não deve desconsiderar a sintonia a novas tendências mercadológicas. Ainda que a sua empresa esteja sólida atualmente, é preciso atualizar suas estratégias na medida do possível. Se, em todo caso, você optar por não modificar nenhuma estratégia, garanta, pelo menos, que você e alguns colaboradores bem como os sócios fiquem por dentro do que a concorrência anda fazendo.

Quando falamos de empresas que trabalham com gestão de pessoas é preciso entender que estes profissionais possuem capacitação para observar o ser humano com uma atenção especial. A gestão de pessoas (diferentemente do rh) dedica-se a ouvir o profissional e não o considera somente como um recurso que a empresa possui para aumentar sua produtividade. A gestão de pessoas busca sempre o caminho mais fácil para que um indivíduo dedique-se de forma sincera à empresa na qual trabalha, porque tem como prioridade fazer com que ele desenvolva um sentimento de pertencimento e entenda que trabalhando para que a empresa melhore, ele estará melhorando a si mesmo.

Não queremos dizer com isso que a ciência dos Recursos Humanos está equivocada. Nada disso! Porém, vale ressaltar que trata-se de áreas diferentes do conhecimento e de atuação. Um especialista em Rh terá como objeto de estudos os dados referentes à equipe e atua de uma forma mais técnica. Muitos profissionais e estudiosos acreditam que uma área é capaz de complementar a outra. No entanto, uma empresa pode escolher qual delas é mais condizente com a sua atividade e optar por ela. Neste artigo, daremos foco à gestão de pessoas, já que a Neo Labor é uma empresa que presta serviços na área.

Design Thinking e gestão de pessoas

A Neo Labor utiliza um modelo de gestão chamado de Design Thinking. Design Thinking possui premissas bastante interessantes para se trabalhar e pode ser altamente proveitoso para uma empresa. Em primeiro lugar, um dos seus principais objetivos é ressaltar a criatividade da equipe, quebrar a rotina e permitir que cada indivíduo consiga ir além do que faz todos os dias. Trata-se de um modelo de pensamento semelhante ao que os designers utilizam para criar: análise de um objeto sob diferentes perspectivas, seu significado, suas bases culturais e como este objeto pode ser utilizado para solucionar um problema.

O Design Thinking na gestão de pessoas torna imprescindível o trabalho em equipe, permitindo que todos colaborem e que consigam juntos resultados muito melhores do que de forma isolada. Definido de forma sucinta: um método prático e criativo de solucionar problemas. Aplicado à gestão de pessoas, o design thinking ressalta o valor do indivíduo e busca a diferenciação, a melhoria contínua e o aperfeiçoamento. Como dissemos, a gestão de pessoas ressalta o indivíduo como ser humano e busca valorizar e utilizar aquilo que ele tem de qualidade para beneficiar a empresa no qual ele trabalha. Com vistas ao sucesso garantido pelo Design Thinking, a Neo Labor tem como foco a solução de problemas de forma criativa, trabalhando em conjunto com a sua empresa e garantindo que a sua equipe colabore e seja ouvida. É a forma mais eficiente de prover um ambiente agradável e feliz para se trabalhar e, como bem sabemos, pessoas felizes são muito mais produtivas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *