Conseguiu uma entrevista? Aprenda como evitar algumas atitudes que podem fazer com que você perca uma grande oportunidade de contratação

Ter o currículo selecionado é um dos primeiros passos para que você finalmente tenha aquele emprego com o qual tanto sonhou. Ser convidado para uma entrevista é sempre muito empolgante, mas o que muitas pessoas não sabem é que pequenas atitudes podem fazer com que percam a oportunidade de uma contratação, especialmente se a vaga for muito concorrida. As equipes de RH e os gestores de pessoas analisam o comportamento dos candidatos tão logo estes atravessam a porta. Você sabe qual é a melhor maneira de agir durante uma entrevista? Neste artigo, apresentaremos algumas questões importantes para que você reflita e aumente as chances de ser contratado.

Currículo não garante nada – uma das questões que os gestores de pessoas mais reclamam é que recebem currículos impecáveis e se decepcionam quando o candidato se apresenta na entrevista e se comporta de modo incompatível com o cargo. Por isso, mesmo que você tenha um bom currículo, precisa ter em mente que ele não garantirá que você seja contratado. Afinal, há muitas pessoas especializadas e experientes que podem tirar a sua vaga, caso tenham uma atitude mais compatível com o cargo do que a sua.

Vista-se de forma sensata e coerente com a vaga e a área – essa é uma questão bastante relativa. Você precisa se vestir de acordo com a função que vai desempenhar. Se vai trabalhar em uma função mais formal, vista-se formalmente, com trajes sociais. Se vai desempenhar uma função baseada em criação e originalidade, deve se vestir de forma mais descontraída e autêntica. Uma questão importante é nunca usar uma roupa que faz com que você não se sinta à vontade. Isso pode fazer com que você não demonstre a sinceridade que gostaria. A higiene é extremamente importante e se você pecar de alguma forma neste quesito, será a primeira coisa que os gestores vão observar. Portanto, certifique-se de que as roupas estão limpas, bem como cabelos, unhas, pele, etc.

Pontualidade – se a primeira impressão que você causar nos seus gestores for a de que você é uma pessoa que não respeita a pontualidade, esqueça! Chegar atrasado em uma entrevista de emprego é uma das piores coisas que um candidato pode fazer e é ainda pior quando fica se justificando e se acha no direito de ser compreendido e perdoado. As pessoas e as empresas possuem compromissos diversos e ninguém quer saber que você foi pego por uma chuva, que o seu ônibus atrasou ou qualquer que seja o motivo de você ter perdido o horário da entrevista. Saia de casa com bastante antecedência, considerando todos os imprevistos que possam acontecer. Caso chegue mais cedo, aguarde o horário combinado para se apresentar à empresa.

Nem confortável demais, nem nervoso – gestores de pessoas aprovam candidatos que demonstram sinceridade, confiança e segurança. Eles sabem identificar um candidato ansioso, tenso, apreensivo ou efusivo demais – tudo isso é sinal de nervosismo. Estar nervoso é natural, mas espera-se que você consiga controlar a sua ansiedade e lidar bem com a situação. Isso mostra que em situações de pressão você teria o controle e não se deixaria levar pela ansiedade, agindo por impulso ou cometendo erros. Por isso, procure relaxar, pensar antes de falar e não ser cauteloso em demasia. Imagine que são pessoas como você que estão simplesmente desempenhando a função de selecionar candidatos para uma vaga.

Valorize a empresa e evite ser “puxa-saco” – pesquise sobre a empresa e demonstre que você se interessou por ela ao enviar o seu currículo. Faça perguntas pontuais e saiba ouvir o que os gestores – ou o seu futuro chefe – têm a dizer. Não se desmanche em elogios e muito menos diga coisas que mostrem que você é capaz de qualquer coisa para conseguir a vaga. Quando acabar, evite ficar entrando em contato com a empresa para saber como anda o processo seletivo. Nada impede, no entanto, que você pergunte quando terá um feedback. Após este período, aguarde e tenha paciência!

Com a Neo labor você pode ficar por dentro de dicas que vão favorecer sua carreira profissional. No ano de 2017 estamos com novas atividades voltadas, tanto para os colaboradores quanto para as empresas que desejam ter maior sucesso. Sabemos a real diferença entre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, e diante disso estamos com novos serviços para oferecer às empresas de todo o Brasil

“Empresário, caso queira conhecer mais sobre nossos serviços de Outsourcing em Gestão de Pessoas, basta entrar em contato conosco.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *