Burnout

“A síndrome de Burnout é um distúrbio depressivo, procedido de esgotamento físico e mental intenso” 

Vamos pensar em uma situação muito comum em todas as empresas: equipes precisam entregar tais resultados para atingir a meta e assim cada líder irá traçar a estratégia para que a sua equipe, através do esforço, consiga atingir a tais objetivos.

O papel do líder é pensar e repensar se essa estratégia é a ideal para apresentar mais resultados com menos esforço. Porém, muitos nem sequer sabem que a estratégia é a peça fundamental entre a meta e o esforço, e com isso, o que acontece muitas vezes é que o líder impõe pressão de todos os lados e para todos os lados. 

Com isso, a equipe produz mais?

Provavelmente sim! Mas será que a Mercedes de Formula 1, consegue chegar ao pódio sem passar no Pit-Stop? Garanto que não.

Líder, o seu papel fundamental é pensar na máquina trabalhando e o quanto ela consegue rodar. O Burnout é quando o esforço é tão grande por parte da equipe, que ela “falha”, o mecânico no Pit-Stop não consegue trocar o seu jogo de rodas, porque ele está exausto.

      “A síndrome de Burnout é um distúrbio depressivo, procedido de esgotamento físico e mental intenso” 

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu esse transtorno como uma doença laboral. Entre os seus sintomas incluem-se o desgaste profundo, a falta de entusiasmo com o que faz e a sensação de não dar conta frente ao acúmulo de responsabilidades. Só poderemos evitá-la se identificarmos, de forma antecipada, as situações que nos levam a sofrê-la 

Nesse sentido, é evidente que um líder que não consegue conduzir de forma correta os colaboradores pode trazer consequências negativas não apenas para a sua própria carreira, como também para os demais profissionais, abalando de forma negativa a performance de cada um deles e, até mesmo, os resultados da empresa.

Profissionais que desejam se tornar grandes líderes e alcançar bons resultados para a empresa, precisam lidar de forma positiva e motivadora em situações que de pressão ou estresse, estimulando seus colaboradores a refletirem sobre cada situação, buscando apresentar ferramentas necessárias para resolver os problemas e concluir cada demanda. Seu foco é contribuir para o aprendizado e crescimento de todo profissional, servido de exemplo e inspirando diariamente sua esquipe com suas ações.

A Neo Labor possui como um dos seus principais produtos na área de Desenvolvimento o Programa de Desenvolvimento de Liderança. Nele, os líderes, ou potenciais líderes, participam de discussões e atividades práticas que proporcionam perceber e vivenciar comportamentos de liderança, aperfeiçoando suas atitudes diárias e assim, tornando-se melhores líderes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *