Benefícios da diversidade e inclusão no mundo empresarial

Existe uma mulher na diretoria? Existe um negro como coordenador? Existe um transexual como empresário?

Vamos começar diferenciando esses dois temas, diversidade é pensar nas nossas características fisiológicas únicas, como cor, opção sexual, peso, nacionalidade. Ou seja, é falar de pessoas, de nós.

A inclusão vem para valorizar tudo isso que nos torna únicos.

No mundo empresarial, esses temas são pensados pelos gestores da seguinte forma:

A diversidade é quando você olha para sua equipe, e reflete se ela representa a nossa sociedade. Fazemos essa mesma reflexão para pensar na inclusão, se existem pessoas diferentes em todos os níveis hierárquicos da empresa.

Existe uma mulher na diretoria? Existe um negro como coordenador? Existe um transexual como empresário?

 

Deixa eu te apresentar alguns dados, 

Hoje no topo das grandes empresas, 87% são homens e 13% mulheres, 4,7% são negros, segmentando mais ainda, mulheres negras no poder, é um número ordinário, 0.4%. – Segundo a Ethos.

O desafio é gigantesco para mudar esse panorama, mas está sendo cada vez mais discutido isso, e estamos passando esses ideais para você que está lendo. Nos últimos 5 anos é crescente discutir esse tema, isso é algo novo. E sim, são valores enraizados á muito tempo pela sociedade, pegando gancho com o lado financeiro.

 Quantas vezes foi abordado esse tema nas suas reuniões?

Esses grupos minorizados sofrem cada vez mais preconceito, e as empresas são o reflexo da sociedade. E assim entramos no nosso tema, as empresas começaram a olhar mais para esses grupos, porque através da ciência – estudos científicos, se comprovou que as empresas que possuem diversidade nos seus colaboradores, existe um aumento nos lucros.

Nosso mais recente estudo sobre diversidade no local de trabalho, A diversidade como alavanca de performance, reafirma a relevância universal do vínculo entre diversidadeMcKinsey Company 

Para alguns isso é chocante, e para você?

Equipes diversificados e inclusivas, possuem um melhor engajamento. Empresas diversas são mais inovadoras, criativas! Sofrem menos com turnover!!

O assunto se torna interessante, porque afeta o desempenho da empresa. E ela vai desejar obter mais lucros, porém de uma forma mais ética e com mais responsabilidade social, devolvendo mais a sociedade. Algumas preferem educar seus colaboradores para que isso se reflita no mundo social e crie um efeito cascata, essa educação se passa para os amigos, filhos e família. Outras olham da maneira que comentamos ali em cima, equipes diversas aumentam seu engajamento e inovação, e para o seu negócio a inovação é a palavra chave para o seu sucesso.  Quando mais sincera for a empresa, acreditamos que maior é a sua chance de sucesso.

 

E como eu começo? Como eu tento mudar esse panorama?? 

 O desconforto é a motivação inicial, é realizar a mesma reflexão, será que meu ambiente de trabalho reflete a nossa sociedade? E isso vem de todos que vivem na empresa, não importa a hierarquia.

54% de pessoas negras, 51% de mulheres, 23,7% de deficientes, milhões de GLBTs e pessoas de todas as gerações. Essa é a nossa sociedade, ela está representada na sua empresa?

Sim? Que excelente saber disso, isso demonstra que a sua empresa consegue realizar uma leitura mais ampla e mais detalhada da nossa sociedade, conseguindo identificar desafios, antecipar demandas, se comunicar muito melhor, elaborar produtos com maior assertividade.

É certo que quando o desconforto vem da liderança, á mais chance de realizar mudanças no ambiente da empresa.

Atualmente, em um cenário empresarial que busca cada vez mais se renovar, diversas empresas têm implantado programas que incentivem a diversidade como objetivando inclusive a mudança na cultura organizacional, pois sabe-se que empresas mais diversas e inclusivas são mais inovadoras, competitivas e conseguem extrair o melhor dos seus talentos.

No conjunto de dados de 2017, encontramos uma correlação positiva entre diversidade de gênero nas equipes executivas e as duas medidas de performance financeira que adotamos: em todo o mundo, empresas do quartil superior em diversidade de gênero nas equipes executivas tinham uma probabilidade 21% maior de ter margem EBIT superior à de seus pares do quartil inferior; além disso, tinham uma probabilidade 27% maior de criar valor no longo prazo do que seus pares do quartil inferior, medido pela margem de lucro econômico ” McKinsey Company

Definição de um plano estratégico

Abordamos o que é os conceitos, formas que as empresas olham para isso e o que impacta nelas.

Iniciaremos um plano estratégico, serão pergunta que a sua Gestão deve responder. Assim iniciaremos o básico, em busca de alterar a cultura dentro da empresa e fora dela.

Aqui em baixo, nós separamos as perguntas ideais a serem feitas e respondidas: 

Qual é a motivação da empresa em abordar esse tema? 

Com qual grupo iremos nos comunicar? 

Quais são meus indicadores anteriores a essas mudanças? 

Onde eu quero chegar com as mudanças, e como? 

Como vai ser divididas a atribuição de responsabilidade entre os colaboradores e a liderança?

 

Gostou das dicas? Ficou com dúvidas?  Entre em contato com um de nossos consultores e continue nos acompanhando nas redes.

Cuidamos do seu time, para que você possa se dedicar ao seu negócio!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *