Admissão para a alta temporada

A admissão é um processo burocrático que

Envolve a contratação formal de um profissional, incluindo resguardo de uma listagem de documentos, exame admissional, mas o que é tão importante quanto nesse processo para que haja sucesso é a integração desse novo colaborador.

A integração deve ser sistêmica, envolvendo a área de gestão de pessoas, liderança imediata e colegas de equipe. Além das relações diretas do novo colaborador, o profissional precisa ter materiais e equipamentos de trabalho bem estruturados para que ele possa se familiarizar com os sistemas que lidará em sua rotina de trabalho, por exemplo.

O RH precisa ter tudo documentado em processos para que o colaborador estude e se situe sobre quais serão seus contatos de referência dentro da organização, seja para solicitar algum suporte ou dar ideias para seu setor.

Este processo é de suma importância para que o novo colaborador sinta-se acolhido, ambientado e não tenha más impressões sobre o seu novo emprego. Além disso, ter os processos admissionais bem delimitados auxiliam com que o líder e seu novo colaborador foquem somente no seu treinamento de modo ágil, para que em pouco tempo, já haja produção e resultados no setor.

O processo de admissão, salvo exceções precisa ser pré-determinado já na abertura da vaga e início das seleções, para que os candidatos participantes já se preparem em relação à data de início dos trabalhos, horário em que trabalhará, além de questões que poderão ser negociadas como o salário e o tipo de contratação.

Nesta época do ano, principalmente no varejo, há as contratações temporárias, geralmente realizadas por agências especializadas, que focam na contratação de vendedores para as campanhas de natal e alta temporada. Além disso, há também as contratações provindas do planejamento estratégico para o ano novo. Os contratos de trabalho podem ser CLT, estágio, quando há necessidade de formar um profissional trainee ou mais Júnior em seu setor. Ou ainda, em caso de profissionais mais seniors e independentes, algumas empresas tem optado pala contratação PJ, garantindo mais responsabilidade e maiores ganhos para o profissional contratado.

Um processo de admissão precisa ser bem estruturado e comunicado desde as questões mais óbvias como documentos necessários para contratação quanto principalmente informações acerca da cultura e rotina da empresa, por exemplo: há um dresscode padrão utilizado na empresa? Existe espaço para esquentar o almoço e se alimentar?

Dentre os maiores erros que verificamos nesse processo de admissão é justamente a falta de informação pré-combinada seja entre líder e liderado quanto entre RH e candidato. Sejam informações objetivas como salário, carga horária de trabalho, benefícios, atividades realizadas quanto informações subjetivas sobre como está o setor naquele momento, o clima e cultura vivenciados na empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *